top of page

Cultura


Diversidade de conceitos:

A definição do conceito de cultura atualmente tornou-se muito complexa, porque a cultura pode ser estudada de vários pontos de vista e precisaríamos escolher uma perspectiva para poder defini-la.

Em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.

De acordo com a filosofia, a cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza.

Para a sociologia, cultura trata-se de um sistema de símbolos que criam a identidade de um povo.

Origem do Termo:

A palavra cultura é latina e sua origem é o verbo colo. Colo significava, na língua romana mais antiga, “eu cultivo”. A primeira acepção de colo estava ligada ao mundo agrário, como foi Roma antes de se transformar naquele império urbano que nós conhecemos. Os romanos começaram efetivamente pela agricultura. A palavra agricultura diz muito: “cultura do campo”.

Inicialmente, a palavra cultura, por ser um derivado de colo, significava, “aquilo que deve ser cultivado”. Era um modo verbal que tinha relação com o futuro; tanto que a própria palavra tem essa terminação –ura, que é uma desinência de futuro, daquilo que vai acontecer.

Esse significado material da palavra, relacionado com a sociedade agrária, durou séculos; até que com a expansão do Império Romano, alguns povos, entre eles o grego, foram conquistados e suas culturas anexadas à romana.

Dessa forma a palavra cultura passou do significado puramente material que tinha em relação à vida agrária para um significado intelectual, moral, que significa conjunto de ideias e valores.

Cultura Atualmente

Geralmente, no senso comum, atribui-se a ideia de cultura a uma pessoa educada que possua muito conhecimento. Conceituamos cultura dessa forma, por que no séadernas. Podemos falar na cultura do arroz, na cultura da soja, na cultura do trigo, entendemos muito bem que é uma terra cultivada;

Se tivéssemos que definir a palavra a partir dessas considerações, teríamos uma riqueza de possibilidades, porque a cultura, pensada como um conjunto de ideias, valores e conhecimentos, traz dentro de si, a dimensão do passado. Muitos conhecimentos foram herdados de outras gerações, não estamos começando do zero.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo e cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspetos.

A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

Convívio de Gerações

Conceito:

Durante muitas décadas, definiu-se geração como sendo aquela que sucedeu a seus pais. Portanto, calculava-se como sendo uma geração o tempo de 25 anos. A questão é que, nos últimos 50 anos, nós tivemos uma aceleração do tempo; as coisas, os valores, as relações mudam cada vez mais rápido. A tecnologia é decisiva para criar marcas de tempo, bem como a qualidade de vida. Consequentemente o intervalo entre uma geração e outra ficou mais curto. Atualmente, especialistas apontam que a criação de novas gerações estão surgindo a cada 10 anos. Isso significa que mais pessoas diferentes estão convivendo em casa, na escola, no mercado de trabalho. Geração seria uma ferramenta sociológica que visa tentar entender os indivíduos a partir do contexto em que eles foram desenvolvidos

Baby Boomers:

A Geração Baby Boomer surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, (meados dos anos 1940). O termo em inglês “Baby Boomer” pode ser traduzido como “explosão de bebês”, fenômeno social ocorrido nos Estados unidos no final da Segunda Guerra, ocasião em que os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época, aumentando a taxa de natalidade. Os Boomers são identificados como inventores da era “paz e amor”, pois tinham aversão aos conflitos armados, eram mais otimistas e empreendedores, mas muito responsáveis.

Geração X

Surgida em meados da década de 1960 e estendendo-se até o final dos anos 1970, essa geração vivenciou no Brasil acontecimentos como crise econômica, desempregos, autoritarismo, no Brasil o fim da ditadura. Caracterizando indivíduos com tendência a insegurança, mais obedientes e menos otimistas. Nasceram sem perspectivas ideológicas claras.

Geração Y

Nasce então na década de 1980 a Geração Y, que em pouco tempo de vida já presenciou os maiores avanços na tecnologia, econômicos e sociais. Por consequência, num ambiente tão inovador e mais liberal, a Geração Y se individualiza ao apresentar características como capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo; Essa geração também apresenta um desejo constante por novas experiências.

Geração Z

Os jovens nascidos em meados dos anos noventa forma o conjunto da Geração Z. Estes ainda não estão inseridos no mercado de trabalho, mas já são motivo de reflexão por conta do seu comportamento individualista. A Geração Z é contemporânea a uma realidade conectada à Internet, em que os valores familiares, como sentar-se à mesa e conversar com os pais, não são tão expressivos quanto aos contatos virtuais estabelecidos pelos jovens na Web. Formada pelos que ainda não saíram da escola e ainda não decidiram a profissão a ser exercida no futuro. Os jovens da Geração Z apresentam um perfil mais imediatista. Querem tudo para agora e não têm paciência com os mais velhos quando estes precisam de ajuda com algum equipamento.


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page