DIA D
- vidaprivada
- 28 de ago. de 2015
- 2 min de leitura

No dia 6 de junho de 1944, chamado o Dia-D, o dia decisivo, os aliados ocidentais desembarcaram nas costas da França, dando início ao fim da II Guerra Mundial, começada cinco anos antes pela invasão nazista à Polônia. Simultaneamente ao desembarque do lado ocidental, no Leste da Europa, a URSS lançou uma poderosa ofensiva contra os nazistas, levando tudo de roldão. Onze meses depois a Alemanha nazista rendia-se para os vencedores. O Japão, aliado dos nazistas, a seguiu quatro meses depois. Em agosto de 1945, todas as ações militares haviam sido suspensas, terminara a maior e pior guerra que a humanidade jamais travara.
O dia D, como ficou conhecido na história, tornou-se o marco inicial da efetiva derrota alemã nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), um enorme contingente de navios de guerra transportou soldados e equipamentos bélicos da Inglaterra pelo Canal da Mancha até a região da Normandia, na França, que se encontrava dominada pelos alemães desde o ano 1940.
Os aliados haviam colocado em ação a operação ‘Overlord’, que tinha como principal objetivo a reconquista do norte da Europa, dominado pelos nazistas desde o início da guerra. Após a chegada das tropas aliadas à Normandia, efetivou-se os primeiros ataques com paraquedistas, uma sequência lógica de ataques havia sido planejada, os aliados, principalmente Inglaterra e Estados Unidos, formaram uma coalizão de forças a fim de derrotar e conquistar o exército alemão.
Seguido dos ataques dos paraquedistas, uma série de navios (caçadores de minas) eliminaram qualquer possibilidade de minas no mar, paralelamente, aviões bombardearam posições estratégicas alemãs. Outro fato que se tornou fundamental para o início da queda da Alemanha nazista no dia D se deu pelas estratégias de guerra, os aliados desembarcaram em Caen (Normandia), conseguiram enganar os alemães que esperavam o desembarque e ataques em Pas-de-Calais (também na Normandia), os dois locais se distanciavam em aproximadamente 400 km.

O erro de estratégia alemã rendeu sérias baixas, a Alemanha acreditava que as tropas aliadas chegariam por Pas-de-Calais, região francesa mais próxima da Inglaterra via Canal da Mancha. As tropas anglo-americanas com cerca um milhão e meio de soldados dominaram as defesas que os alemães forjaram no litoral e logo em seguida adentraram no território francês rumo à capital, Paris. No dia 25 de agosto de 1944, a resistência francesa juntamente com os aliados tomaram Paris.
As tropas aliadas conseguiram libertar Paris, setenta e cinco dias após a invasão da Normandia, logo em seguida, marcharam em direção à Alemanha.
No mês de fevereiro de 1945, o exército russo se encontrava a 150 km da capital alemã, Berlim. Em março, soldados norte-americanos entraram no território alemão; no mês de abril, ingleses, norte-americanos e russos alcançaram Berlim, a cidade estava completamente cercada pelas tropas aliadas.
No dia 30 de abril de 1945, o exército russo estava a poucos metros do bunker onde Hitler se refugiava, a conquista da Alemanha seria iminente, o que fez o führer alemão nomear o almirante nazista Karl Doenitz a presidente do Reich e Joseph Goebbels, chanceler. Logo em seguida, Hitler e sua mulher, Eva Braun, suicidaram-se.
Em maio de 1945, os alemães assinaram a capitulação final, desta maneira estava decretada oficialmente a derrota da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra.

