American Way of Life
Se você parar para pensar, saberia dizer o que o jeans, a Coca-Cola e os filmes Hollywoodianos, têm em comum?
Certamente você utiliza ou consome algum destes produtos, mas além de fazerem parte do nosso dia à dia, eles representam a influência cultural norte-americana no mundo. Tal fenômeno teve início com a ascensão dos Estados Unidos como potência hegemônica durante o século XX.
O american way of life (ou estilo de vida americano) foi desenvolvido na década de 1920, amparado pelo bem-estar econômico que desfrutavam os Estados Unidos. Onde "consumir era um ato de patriotismo, pois ajudava os EUA a crescer ainda mais". Além de trazer em sua prática satisfação e“felicidade”.
Décadas depois, durante a Guerra Fria, a expressão era muito utilizada pela mídia para mostrar a superioridade da qualidade de vida do bloco capitalista, sob o socialista. Naquela época, a cultura popular americana acreditava que qualquer indivíduo poderia aumentar seu padrão de vida, através de determinação e do trabalho duro.
Atualmente, o american way of life, chega a nós através dos meios de comunicação em massa, que disseminam informações do modelo norte-americano de sociedade. Outro fator que consolidou a “invasão” cultural estadunidense foi à implantação de suas multinacionais em todo o mundo; influenciando os hábitos alimentares, as roupas, a língua e outros elementos nos países onde são instaladas, inclusive no nosso.